Blog

Mulher feliz com seu aumento de seios

Aumento dos seios com resultados mais naturais eleva a autoestima feminina

Ao longo da história, os padrões de beleza feminina passaram por diversas transformações, refletindo as mudanças culturais e sociais de cada época, o que hoje se traduz também nos consultórios. Não por menos, cirurgias de aumento dos seios estão entre as mais procuradas em várias partes do mundo.

De acordo com dados da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, em 2023, mais de 227 mil procedimentos de aumento das mamas foram realizados no Brasil. Globalmente, esse número ultrapassou 1,8 milhão de intervenções, sendo a maioria (53%) em mulheres entre 18 e 34 anos.

Com o aumento da demanda por esse tipo de alteração, quem deseja realçar a silhueta sem abrir mão de um resultado natural têm encontrado técnicas cada vez mais refinadas, que buscam valorizar a individualidade de cada corpo.

Padrões de beleza feminina e a relação com a autoestima

A autoestima feminina está intimamente ligada à percepção do próprio corpo. Todavia, por décadas, a mídia e a indústria da moda impuseram ideais inatingíveis, criando uma pressão estética que afetou a confiança de muitas mulheres.

Em grande parte dos casos, isso esteve relacionado ao tamanho das mamas, o que talvez explique a busca tão grande pelas cirurgias plásticas.

Porém, nos últimos anos, houve um movimento significativo em direção à valorização de diferentes padrões de beleza. Assim, enquanto para algumas mulheres um aumento volumoso continua sendo desejado, para outras, um resultado mais harmônico e natural é prioridade.

Consequentemente, vários profissionais vêm notando que as pacientes que optam por um aumento mamário com proporções equilibradas relatam maior satisfação e confiança no dia a dia.

Técnicas modernas para um aumento natural dos seios

Atualmente, existem diversas opções para quem busca um aumento dos seios com resultados mais naturais. Entre as principais técnicas, a lipoenxertia frequentemente se destaca por conta das suas possibilidades.

Ela utiliza enxertos de gordura retirados do corpo da paciente – geralmente de áreas como abdômen, coxas ou quadris – que são manipulados e inseridos nas mamas, proporcionando um aumento discreto e uma textura mais orgânica. Algumas das vantagens obtidas são:

  • menor risco de rejeição, por utilizar tecido do próprio organismo;
  • cicatrizes mínimas e recuperação mais rápida;
  • resultados sutis e integrados à anatomia natural.

No entanto, há limitações. O volume alcançado é menor comparado às próteses e, adicionalmente, parte da gordura pode ser reabsorvida pelo corpo com o tempo.

Nos casos em que um aumento significativo for o objetivo, mas, ainda assim, preservando a naturalidade, as próteses anatômicas aparecem como opção.

Elas imitam a forma e a inclinação das mamas naturais, evitando o aspecto “artificial” associado a modelos tradicionais. Algumas das vantagens são resultados mais duradouros e maior capacidade de acréscimo de volume.

No mais, ambas as técnicas podem ser combinadas. De um lado, o silicone aumenta o volume, enquanto o enxerto de gordura pode ajudar a modelar a aparência desejada.

Leia também: Conheça melhor a técnica de reconstrução mamária com lipoenxertia

A importância do planejamento e da decisão consciente

Antes de qualquer decisão, é essencial que a paciente e o cirurgião especialista em cirurgias mamárias discutam expectativas realistas e definam um plano que respeite as proporções naturais do corpo. Um aumento mamário harmonioso considera fatores como:

  • a estrutura corporal;
  • o estilo de vida, uma vez que mulheres ativas podem optar por volumes menores para maior conforto (como durante a prática de exercícios físicos);
  • as preferências pessoais de cada pessoa.

Vale reforçar que, em paralelo à mudança na percepção sobre diferentes padrões de beleza, vem subindo o número de mulheres interessadas em reverter o aumento das mamas.

No Brasil, o ano de 2023 registrou mais de 40 mil cirurgias do tipo. Parte dessa demanda pode estar relacionada aos possíveis riscos associados aos implantes de silicone.

Saiba mais: O que esperar do antes e depois da cirurgia de explante de silicone

Seja como for, ao investir em um procedimento para o aumento dos seios, muitas mulheres não apenas conquistam uma silhueta mais equilibrada, como também renovam a confiança em si mesmas.

Aproveite e saiba mais sobre a relação entre linfoma anaplásico de células grandes e as próteses de silicone.

Médica mastologista especializada em reconstrução mamária. Além de sua prática clínica, Dra. Brenda atua como mastologista no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é preceptora da residência médica de Mastologia na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia. | CRM-SP 167879 / RQE – SP Cirurgia Geral: 81740 / RQE – SP Mastologia: 81741

ps.in@hotmail.com

Sem comentários
Comentários
Nome
E-mail
Website