Blog

Médica conversando sobre sintomas da quimio com paciente

Efeitos da primeira sessão de quimioterapia: o que você precisa saber?

Os efeitos da primeira sessão de quimioterapia podem começar horas depois da administração dos fármacos, então é importante se preparar.

Conhecer os efeitos da primeira sessão de quimioterapia é importante para a mulher que vai atravessar esse marco importante no tratamento de um câncer de mama. Antes ou depois de outras intervenções necessárias para lidar com o tumor, a terapia quimioterápica pode despertar a ansiedade na paciente.

Dessa forma, estar preparada para o que está por vir tende a aliviar o estresse. Além disso, obter informações sobre esse assunto pode facilitar o diálogo entre a paciente e o médico responsável pelo tratamento, eliminando dúvidas e preocupações.

Qual o papel da quimioterapia no tratamento do câncer de mama?

A quimioterapia é um tratamento que pode ser utilizado em diferentes tipos de câncer, incluindo aqueles que atingem as mamas. Essa forma de tratamento utiliza fármacos que são tóxicos às células cancerígenas, destruindo-as e impedindo que elas continuem a se replicar dentro do organismo. Embora existam alternativas de medicamentos orais, na maioria dos casos a administração acontece por via intravenosa.

Nem toda paciente com câncer de mama vai precisar da quimioterapia. Entretanto, quando ela é prescrita, essa etapa do tratamento se dá de forma adjuvante (antes da cirurgia) ou neoadjuvante (depois da cirurgia).

Assim, os fármacos podem ajudar a eliminar células cancerígenas que tenham ficado para trás depois da cirurgia ou reduzir o tamanho do tumor, permitindo um procedimento cirúrgico menos invasivo. Além disso, os quimioterápicos também podem ser uma opção de tratamento quando o câncer atinge um estágio metastático, alcançando outras partes do organismo.

Há vários fármacos disponíveis para compor um tratamento quimioterápico. A escolha vai depender da opinião do médico e da condição clínica da paciente. No mais, não é raro que medicamentos sejam combinados para aumentar a chance de alcançar o objetivo esperado com o tratamento.

O que esperar dos efeitos da primeira sessão de quimioterapia?

Definida a necessidade da quimioterapia e o momento em que isso será feito, a paciente precisa se preparar para os efeitos colaterais da primeira sessão de terapia e tudo aquilo que cerca o procedimento nesse e nos ciclos seguintes do tratamento.

É comum querer saber, por exemplo, quanto tempo dura uma sessão de quimioterapia. A resposta varia de acordo com uma série de fatores que envolvem sobretudo a forma como o medicamento será administrado.

Nos casos em que o medicamento é aplicado por meio de uma injeção intravenosa, o processo tende a terminar em alguns minutos. Por outro lado, com a infusão via cateter podem ser necessárias algumas horas para completar o processo. A escolha do método adequado, como sempre, depende da avaliação de uma série de fatores, então é difícil generalizar.

De todo modo, será necessário se dirigir até uma clínica ou hospital com capacidade para administrar a medicação. Chegando lá, a paciente será recebida por uma equipe composta por profissionais de saúde de diferentes áreas e receberá a orientação necessária para essa primeira sessão.

Em muitos casos, são necessárias também a coleta de material para exames de sangue, por exemplo. Além disso, minutos antes da administração do quimioterápico, determinados medicamentos podem ser prescritos para prevenir alguns efeitos colaterais, sempre conforme orientação profissional. O mesmo pode acontecer depois da sessão.

Finalizada a administração, é preciso esperar por alguns minutos para garantir que não haverá nenhuma reação mais grave ao medicamento. Aí sim é possível ir embora. Em casa, é fundamental seguir as orientações repassadas, inclusive para lidar com os possíveis efeitos colaterais.

Quais são os efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia?

Por conta da sua ação no seu organismo, os quimioterápicos podem gerar uma série de efeitos colaterais. Isso é totalmente esperado e se dá pela destruição de células saudáveis que acabam atingidas pelo efeito tóxico do medicamento. Assim, no curto prazo, os desconfortos mais comuns, que podem aparecer já nas primeiras horas depois da primeira sessão são:

  • Fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia ou constipação intestinal;
  • Queda de cabelo;
  • Sensação de boca seca;
  • Alterações na pele e nas unhas;
  • Queda na contagem de glóbulos brancos (em especial os neutrófilos);
  • Insônia, dificuldade de concentração, lapsos de memória e (outras alterações que recebem o nome de chemo brain)

Esses efeitos colaterais de curto prazo costumam desaparecer por conta própria algumas semanas após o fim do tratamento. Se eles persistirem, converse com seu médico. Além disso, ele pode informá-la sobre possíveis efeitos colaterais de longo prazo (como infertilidade ou impacto sobre a densidade óssea).

Veja também: Entenda como a quimioterapia afeta o comportamento do intestino

Como se preparar para a primeira sessão de quimioterapia?

Tendo uma noção do que acontece durante a sessão de quimioterapia, a paciente consegue se preparar para o que vai acontecer ao longo do procedimento. Nesse processo, algumas dicas podem ser valiosas para lidar melhor com a situação:

  • Se possível, não vá sozinha para as sessões de quimioterapia. Além de ajudar a absorver as orientações repassadas, um companheiro pode ser uma distração importante para aliviar o estresse durante as horas que podem ser exigidas até o fim da administração;
  • Use roupas confortáveis, de preferência que não atrapalhem a aplicação do fármaco ou que façam você sentir calor ou frio;
  • Reforce a hidratação. Ter uma garrafinha de água ajuda bastante;
  • Salvo orientação em contrário, leve junto contigo um pequeno lanche leve (uma fruta, por exemplo) para comer durante a sessão, principalmente se ela se estender muito;
  • Conte com uma distração, seja ela o celular, um livro ou uma distração manual;
  • Observe possíveis reações adversas durante a sessão (como vermelhidão ou irritação na pele) e acione a equipe do local se for necessário;
  • Tire suas dúvidas, sobretudo antes de ir embora.

Esse tipo de tratamento é feito em ciclos, com intervalos entre as aplicações (que, às vezes, podem ser feitas em dias seguidos) para que o corpo se recupere adequadamente dos efeitos da primeira sessão de quimioterapia e daquelas que virão depois. O número de ciclos necessários para completar o regime quimioterápico também é uma decisão que varia caso a caso. No mais, os médicos podem discutir a necessidade das chamadas doses densas (em que doses maiores são utilizadas em um intervalo menor).

Aproveite e confira algumas dicas de alimentação que podem ser importantes durante o período da quimioterapia.

Sem comentário(s)
Comentar
Nome
E-mail
Website