Blog

Mulher com laço de campanha de câncer de mama na camisa

Sobre o câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres, após o câncer de pele não melanoma. Além disso, a incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

Mas, apesar de poder ser uma doença perigosa, o câncer de mama pode ser tratado e curado, principalmente se detectado precocemente. Entenda, a seguir, mais detalhes sobre o câncer de mama.

Quais os sintomas mais comuns de câncer de mama?

Os sintomas do câncer de mama podem ser diferentes (desde um nódulo, inflamação até alterações na pele) e muitos tipos de câncer nem apresentam sintomas físicos perceptíveis ao paciente. Além disso, alguns sintomas semelhantes aos do câncer de mama podem ser consequência de condições não cancerosas, como infecção ou cisto.

Por isso, o autoexame das mamas deve fazer parte da sua rotina mensal de cuidados da saúde e deve-se consultar o seu médico se perceber algumas anomalias.

Se você tem mais de 40 anos ou tem alto risco de desenvolver a doença, também deve fazer a mamografia anualmente. Quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto e diagnosticado, maior a probabilidade de vencê-lo.

E ao conhecer a visão geral e única do seu câncer de mama é possível tomar decisões mais precisas e, assim, aumentar suas chances de cura.

Alguns dos sinais de alerta mais comuns do câncer de mama são:

  • Nódulo no peito ou axila;
  • Aumento da espessura ou inchaço de uma parte da mama;
  • Irritação ou afundamento da pele da mama;
  • Vermelhidão, descamação na área do mamilo ou mama;
  • Afundamento do mamilo ou dor nessa região;
  • Secreção dos mamilos, inclusive de sangue e que não seja de leite;
  • Qualquer alteração no tamanho ou formato da mama;
  • Dor em qualquer parte do peito.

Alterações mamárias comuns e mmulheres


• Antes ou durante o período menstrual

Os seios podem ficar inchados, sensíveis ou doloridos. A mulher também pode sentir um ou mais nódulos nesse momento devido ao excesso de líquido nos seios. Caso passe por uma consulta médica nesse período, o médico pode solicitar que você retorne fora do seu período menstrual para ver se o nódulo ainda existe.

• Durante a gravidez

Nesse período os seios podem ficar irregulares. Isso geralmente acontece porque as glândulas que produzem leite estão crescendo. Durante a amamentação, pode-se desenvolver uma condição chamada mastite. Isso acontece quando um ducto de leite é bloqueado. A mastite faz com que a mama fique vermelha e com sensação de grumos, calor, sensibilidade e dor.

• Antes da menopausa

À medida que você se aproxima da menopausa os níveis hormonais mudam. Isso pode fazer com que seus seios fiquem sensíveis, mesmo que não esteja menstruada. Além disso, os seios podem parecer mais irregulares do que antes.

• Tratamento com hormônios

Em momentos de terapia hormonal durante a menopausa, pílulas anticoncepcionais ou injeções, os seios podem ficar mais densos e isso pode dificultar a interpretação da mamografia. Lembre-se de informar o seu médico se está fazendo tratamento com hormônios.

• Após a menopausa

Os níveis hormonais caem e isso pode fazer com que a mama pare de ter nódulos, dor ou secreção mamilar como costumava ter.

O que significa encontrar um caroço no seio?

Muitas condições podem causar nódulos mamários, inclusive câncer. No entanto, a maioria dos nódulos são causados por outras condições médicas.

As duas causas mais comuns de nódulos mamários são doenças fibrocística e cistos:

– A doença fibrocística provoca alterações na mama que não são cancerosas e pode causar grumos, sensibilidade ao toque e dor;
– Os cistos são pequenos sacos cheios de fluido que podem se formar na mama.

Confira aqui mais informações sobre nódulos mamários.

O que fazer se eu detectar algum desses sintomas?

Lembre-se que esses sintomas também podem aparecer associados a doenças benignas e, antes de assumir que você tem uma doença grave, procure um médico especialista, como o mastologista, e aguarde até conhecer os resultados dos exames e o seu diagnóstico completo.

O que é a detecção precoce do câncer de mama?

O objetivo da detecção precoce do câncer de mama é garantir que os sintomas sejam identificados no seu estágio inicial para que o câncer não se manifeste e haja uma metástase. Reunir esforços para investigar se ele está presente, para que caso seja identificado possa ser tratado o mais rápido possível.O câncer de mama pode se manifestar sem deixar algum sintoma aparente, então manter seus exames em dia é essencial para a detecção precoce. Quanto mais rápido for diagnosticado, melhores são as chances de cura e os tratamentos serão menos invasivos.

O câncer de mama, quando detectado precocemente, tem até 95% de chances de cura.

Sem comentário(s)
Comentar
Nome
E-mail
Website