Conheça os benefícios da acupuntura para pacientes com câncer de mama
Os benefícios da acupuntura vêm sendo cada vez mais estudados, de modo a avaliar de que forma essa técnica pode contribuir com o bem-estar de pacientes tratando câncer de mama.
Isso considera que ao longo da jornada do tratamento, uma paciente pode ter que conviver com uma série de sintomas e efeitos colaterais, entre outros prejuízos significativos à qualidade de vida. Dessa forma, discutir e avaliar formas de oferecer suporte para mitigar esses problemas é bastante importante.
Como funciona uma sessão de acupuntura?
Relativamente popular, a acupuntura é uma técnica que usa pequenas agulhas inseridas em determinadas partes do corpo. Os pontos de inserção dos utensílios são chamados de “pontos de acupuntura” ou “meridianos”. Em geral, essas áreas são conhecidas por abrigarem tendões e terminações nervosas.
A acupuntura tem origem milenar, com base na chamada medicina tradicional chinesa. Nessa perspectiva, o uso das agulhas em pontos específicos do corpo permitiria que um tipo específico de energia corporal (chamada de “qi”) fluisse normalmente.
Do ponto de vista da medicina tradicional, é provável que os benefícios da acupuntura se deem por conta da estimulação do sistema nervoso, que faz com que determinadas substâncias (como alguns neurotransmissores) sejam liberadas pelo organismo, reduzindo a sensação de dor.
Pode-se levar em conta também o efeito placebo, que faz com que uma pessoa apresente alguma melhora apenas por estar recebendo determinado tipo de intervenção. Logo, todo o contexto de uma sessão de acupuntura, desde o ambiente mais calmo até a inserção das agulhas, pode levar o indivíduo a uma sensação de alívio e bem-estar, amenizando os sintomas.
Normalmente, as agulhas não provocam dor, mas é possível notar alguma sensação de pressão na região da aplicação. A sessão dura entre 10 e 30 minutos e o número de agulhas utilizado varia caso a caso. Além disso, a aplicação da acupuntura apenas nas orelhas também costuma ser uma técnica viável e bastante utilizada.
Os efeitos colaterais da acupuntura são quase sempre pequenos e raros. A maioria dos indivíduos com algum tipo de intercorrência relata dores localizadas e hematomas onde a agulha foi inserida.
O que se sabe sobre os benefícios da acupuntura em pacientes com câncer de mama?
Na prática, em quadros de câncer de mama a acupuntura costuma ser indicada principalmente para auxiliar no manejo da dor. Além disso, ela pode ser relevante para controlar outros sintomas comuns durante o tratamento de um câncer, como:
- Sensação constante de fadiga;
- Ondas de calor;
- Vômitos;
- Náuseas.
A boa notícia é que há algum tempo vários estudos vêm sustentando que realmente pode haver benefícios do uso da técnica nesses contextos.
Um dos primeiros trabalhos relevantes sobre o tema, publicado em 2000, mostrou que pacientes com câncer de mama recebendo quimioterapia junto de uma medicação antiemética apresentaram menos quadros de enjoo quando acompanhados da acupuntura tradicional, em comparação com o uso de outras técnicas. Estudos com o mesmo escopo, ainda que pequenos, continuaram encontrando resultados similares, anos depois.
A ajuda no manejo da dor parece ser outro ganho relevante do uso da acupuntura. Uma publicação de 2003 demonstrou que a acupuntura auricular foi capaz de reduzir a dor em 36%, considerando um período de dois meses, se comparada a uma técnica de inserção das agulhas. Posteriormente, mais um estudo sustentou também que pode haver também redução na fadiga pós quimioterapia em diferentes tipos de câncer.
Em suma, as evidências acumuladas nas últimas décadas sobre o tema mostram como a técnica pode ajudar a ampliar a qualidade de vida durante e depois de um tratamento contra um câncer mama, ainda que estudos maiores precisem confirmar a amplitude desses benefícios.
Veja também: Dicas para cuidar da saúde mental durante tratamento de câncer de mama
Que cuidados observar antes de optar por esse método?
O fato de oferecer poucos riscos não significa que a acupuntura possa ser utilizada em todos os casos. Além disso, a opção por essa abordagem depende da indicação médica adequada e de alguns outros cuidados.
O primeiro deles é escolher um profissional capacitado para esse fim. Se possível, dê preferência a médicos com experiência no cuidado de pacientes com câncer de mama. Dessa forma, ele poderá adotar uma abordagem compatível com os tratamentos que você está utilizando.
Pacientes oncológicas devem considerar também o risco de infecções e da formação de linfedemas caso a agulha seja inserida nos braços. No mais, é recomendado evitar sessões de acupunturas que usem em conjunto qualquer tipo de extrato vegetal. Não se sabe ao certo como eles podem interagir com os medicamentos utilizados no tratamento convencional, sobretudo os quimioterápicos.
Acima de tudo, embora haja dados sustentando possíveis benefícios da acupuntura para pacientes com câncer de mama, é preciso sempre ponderação. A técnica pode ajudar, mas não será a solução para todos os problemas que podem surgir nesse período. Na dúvida, conserve sempre com seu médico oncologista/mastologista e jamais interrompa o tratamento convencional.
Aproveite e entenda agora como a neutropenia afeta a imunidade durante o tratamento oncológico.