Como enfrentar o diagnóstico de câncer de mama?
Quando se pensa em câncer de mama, vem à mente a possibilidade da retirada das mamas, quimioterapia e morte. Receber o diagnóstico é um choque que costuma desestruturar o indivíduo, familiares e amigos.
Começa assim a fase de adaptação até a aceitação, o que não quer dizer de jeito nenhum conformismo, e sim aceitar e encarar.
Primeiro é necessário entender que o câncer não é fruto de nenhum mau pensamento e de nenhuma má ação, mas uma conjunção que pode acontecer num certo número de pessoas no mundo.
Enfrentar o câncer pode desafiar todos os níveis do nosso ser, físico, cognitivo, psicológico e sexual.
Assim, reconhecer que existe angústia, ansiedade ou sentimentos de tristeza é o primeiro passo para lidar com essas sensações
ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR É ESSENCIAL NA FASE DE DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA
O acompanhamento precisa ser multidisciplinar tanto no diagnóstico do câncer de mama, como no tratamento. O paciente com diagnóstico de câncer será visto não só pelo médico, mas por uma equipe de diversos profissionais incluindo psiquiatra e psicólogo.
Nossa saúde mental afeta a evolução do câncer de mama?
“SIM”
Na fase de diagnóstico do câncer de mama, devemos procurar estar mentalmente equilibradas para tomarmos as melhores decisões mediante um cenário tão turbulento.
A grande dica de hoje para obter sucesso no tratamento do câncer de mama, além dos hábitos saudáveis, é que a aderência completa ao tratamento é essencial: não faltar às quimioterapias, não se esquecer das consultas e tomar o quimioterápico oral todo dia fazem parte do sucesso do tratamento e trazem maiores chances da cura do câncer.
Assim, quando deixamos de lado o cuidado psicológico e emocional, a depressão se transforma em um risco que pode levar à diminuição do compromisso com o tratamento.
A importância de aprender a expressar as emoções
Não existe uma fórmula exata para determinar o que é ou não uma boa comunicação emocional.
Mas é essencial expressar as emoções quando o desejo de faze-lo é muito forte, quando você percebe que o seu bem-estar imediato depende disso.
Respire fundo pense, fale, expresse ou sente-se para conversar com alguém que você confie. Você sempre pode contar com o seu médico para conversar, não se esqueça disso.
Minhas 8 dicas personalizadas – Dicas da Dra. Brenda Delgado
Reconheça suas emoções, expresse, escreva, anote sempre que possível na agenda ou num caderno só para você. Sim, crie um diário, não fique com pensamentos presos.
- Não interrompa o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra ou inicie o acompanhamento caso não o faça ainda. É sempre bom um especialista e uma visão externa para lidar com as emoções.
- Informe-se sempre de fontes confiáveis e, se possível, tire as dúvidas com seu médico sempre. Não guarde essas preocupações e não se esqueça de anota-las.
- Para lidar com a ansiedade e incertezas em relação ao futuro, procure mudar a perspectiva, pensar no presente e de forma racional, isso minimiza as inseguranças.
- Pense mais ou menos assim: “no geral estou bem, tenho cama e comida, estou fazendo tratamento, estou com um médico e equipe multidisciplinar recebendo o que eu preciso para me curar”.
- Permita-se aceitar ajuda dos outros, converse com pessoas que já passaram por situações semelhantes. Compartilhar experiências, dar e receber ajuda fortalece nossos vínculos.
- Crie uma rotina com hábitos saudáveis e atividades que tragam sensação de bem-estar.
- Neste período de isolamento social, use e abuse dos recursos virtuais para compensar um pouco a falta de abraços.
- E assim que tivermos uma vacina para essa pandemia, abrace sempre!
Leia também: Novo coronavírus e câncer de mama
Ps.
Para muitos o diagnóstico de câncer nos transformará em pessoas melhores, aprendermos a curtir aquele sol de tarde no rosto e a calma durante uma caminhada, coisas tão banais, mas tão cheias de esperança.
Nós mulheres somos corajosas e quando enfrentamos algumas dificuldades simplesmente nos transformamos em mulheres muito mais fortes, famosas mulheres maravilhas.
E claro, mantenha a mente positiva, para aquilo que você acha que não pode vencer, mas realmente a mente positiva te leva pelo caminho certo.