Blog

Mulher sentindo coceira na região dos seios

O que é doença de Paget? Saiba mais sobre como esse problema afeta a saúde das mamas

Você sabe o que é doença de Paget? Diferentes alterações na região do mamilo podem indicar a manifestação desse problema de saúde

Quando se fala em câncer de mama, é preciso sempre ter em mente que o termo engloba uma série de neoplasias que crescem no tecido da mama devido a multiplicação desordenada das células. Por isso, é correto afirmar que existem tipos de diferentes de câncer de mama. Nesse sentido, você sabe o que é doença de Paget?

Na prática, essa é uma doença relativamente rara, associada a algo entre 1 a 4% de todos os casos de câncer de mama diagnosticados, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos. Seja como for, é fundamental estar alerta às características desse problema, bem como a eventuais sintomas, formas de diagnóstico e opções de tratamento disponíveis.

Afinal, o que é doença de Paget?

A doença de Paget da mama, ou ainda doença de Paget mamária ou doença de Paget do mamilo, é um tipo de tumor de mama do tipo carcinoma ductal in situ que se concentra principalmente dentro do tecido do mamilo ou ao redor dele, infiltrando a epiderme pelas chamadas células de Paget , na região de pele mais escura conhecida como aréola.

O mais comum é que a neoplasia se inicie a partir dos ductos mamários, responsáveis pelo transporte do leite durante a lactação, avançando até atingir o mamilo. Além disso, é frequente também que pacientes com a doença de Paget tenham junto outros tipos de lesões mais invasivas, incluindo até mesmo mais um de tumor na mesma mama de forma simultânea.

Essas outras formações associadas à doença de Paget costumam também ser classificadas como carcinomas ductais in situ ou como cânceres de mama invasivos. Assim, a presença das chamadas células de Paget são avaliadas como indicativo da presença desses tipos de tumor. Apesar disso, a enfermidade pode aparecer de forma isolada, afetando apenas mamilo e aréola, embora isso seja menos comum.

O nome da doença merece um esclarecimento adicional. Ela foi definida a partir do trabalho do médico inglês James Paget, no final do século 19. Em sua atuação, Paget estabeleceu a possível conexão de alterações no mamilo características do que hoje se chama doença de Paget e a presença de outros tumores na mama.

Todavia, doenças nos ossos, na vulva e no pênis também recebem a designação em homenagem ao médico inglês. Dessa forma, é preciso sempre diferenciar a doença de Paget mamária e a doença de Paget óssea, por exemplo.

7 principais sintomas da doença de Paget

Os sintomas da doença de Paget mamária muitas vezes se confundem com alterações dermatológicas provocadas por outros problemas, como dermatites, eczemas e outros tipos de inflamação da pele, quase sempre benignas. Assim, a paciente pode perceber sinais visíveis na aréola e no mamilo. Os mais comuns são:

  1. Coceira;
  2. Vermelhidão na área atingida;
  3. Descamação ou formação de crostas próximo ao mamilo;
  4. Ulceração da pele e mamilo, como uma feriada aberta;
  5. Espessamento da pele da área atingida;
  6. Achatamento do mamilo;
  7. Secreção de fluidos pelo mamilo, que podem ser transparentes ou ter traços de sangue.

Vale reforçar que a doença de Paget mamária, assim como outros tipos de câncer de mama, não depende de um único fator de risco e se desenvolve a partir de causas multifatoriais. Além disso, parece haver mulheres que têm maior risco de desenvolver câncer de mama, mas não necessariamente a doença de Paget. Entretanto, aspectos como idade, histórico familiar, diagnóstico anterior de um tumor na mama, sobrepeso e o consumo excessivo de álcool são apontados como fatores de risco para o problema.

Conduta para diagnóstico

Não é raro que a condição permaneça sem diagnóstico correto por longos períodos. Em muitos casos, a mulher sequer procura ajuda, acreditando se tratar de um problema que se resolverá por conta própria. O ideal é sempre procurar um profissional capacitado para uma avaliação sempre que forem notadas alterações no mamilo ou na aréola. Assim, a mesma recomendação vale para quando for notada a presença de nódulo na região dos seios ou da axila.

Em geral, após avaliação do médico, o diagnóstico da doença de Paget é confirmado por meio de uma biópsia de pele. Esse procedimento é feito com base na retirada de uma pequena amostra de tecido da área afetada. Para isso, pode ser realizada uma pequena incisão. O material coletado é analisado em laboratório para determinar a natureza das células que compõem aquele tecido.

Se a doença de Paget for confirmada, o médico pode solicitar que a paciente faça uma mamografia, um ultrassom ou uma ressonância magnética. Tal conduta se dá pelo alto risco de que pessoas com a doença de Paget já tenham outros tumores no tecido da mama, conforme já mencionado.

Veja também: O que é um câncer de mama HER2 positivo e o que isso significa?

Tratamentos disponíveis

Em geral, o tratamento da doença de Paget passa por intervenção cirúrgica. Por muito tempo, essa opção envolvia a realização de uma mastectomia total acompanhada ou não da remoção dos linfonodos.

Felizmente, a intervenção mais radical deixou de ser feita em mulheres sem nódulos palpáveis e cuja mamografia não indica a presença de um ou mais tumores. Nesses casos, uma cirurgia conservadora que remova apenas o mamilo e a aréola atingida costuma ser a opção mais conveniente. O procedimento deve ser seguido de sessões de radioterapia.

Em casos mais avançados, a retirada do tecido em torno dos nódulos ou mesmo da mama completa ainda é necessário. Após finalizado o tratamento, a paciente pode ser submetida a técnicas para reconstruir a aparência da mama.

Para pacientes, que no momento do diagnóstico da doença de Paget, tenham tido identificados também tumores invasivos ou carcinomas ductais in situ, quimioterapia ou hormonioterapia podem ser indicados. A intervenção com base na supressão de hormônios é feita quando os tumores diagnosticados são receptores positivos de estrogênio.

Na média, o prognóstico da doença de Paget é positivo, principalmente quando ela é diagnosticada de forma rápida assim que os primeiros sintomas se manifestam. De qualquer maneira, a presença de tumores invasivos ou o diagnóstico tardio podem comprometer a sobrevida de pacientes com o problema.

Com isso, saber o que é doença de Paget e reconhecer seus sintomas faz toda a diferença. Com informações sobre a condição, a mulher pode procurar ajuda médica sempre que notar alterações no aspecto da mama, recebendo o suporte necessário para confirmar ou descartar o diagnóstico desse ou de outros quadros, que podem ser sérios.

Veja agora como funciona a hormonioterapia para câncer de mama e conheça possíveis efeitos colaterais.

Sem comentário(s)
Comentar
Nome
E-mail
Website