Entenda o papel da sociedade no Outubro Rosa
Outubro chegou e com ele, duas coisas normalmente acontecem: Pessoas falando “… Nossa, já estamos no final do ano?? Como passou rápido! :O.
E a cor rosa estampada em diversas propagandas, conteúdos da internet, campanhas de empresas e monumentos das cidade, representando o outubro rosa.
Contudo, algumas pessoas ainda não sabem o que é Outubro Rosa. principalmente, qual a sua importância para a sociedade? No mês de outubro é comemorado internacionalmente o movimento que ficou conhecido como Outubro Rosa, movimento esse que simboliza a luta contra o câncer de mama e visa estimular a participação da sociedade, empresas e entidades na conscientização de mulheres quanto à importância de fazer os testes e exames que ajudam a identificar qualquer indício da doença ainda em seu início, para assim, contribuir e muito, no tratamento e cura da paciente.
Afinal de contas, as chances de cura do câncer de mama são de até 95% quando a doença é detectada precocemente.
Todo mês deveria ser Outubro Rosa
O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Essa é uma doença que tem altas chances de cura quando diagnosticada precocemente.
A detecção precoce é relativamente simples: basta a mulher acima dos 40 anos realizar mamografias anuais – ou antes e mais frequentes caso seja recomendado pelo médico.
Infelizmente, o autoexame das mamas tem sido preconizado como o melhor método de detecção do câncer de mama. Porém, ele não é suficiente para a maioria dos casos!
Quando o câncer de mama é detectado por meio do autoexame das mamas, o nódulo mamário já se encontra em tamanho palpável, ou que significa que o câncer de mama está em estágios mais avançados.
Quando o câncer de mama é detectado precocemente, ele se apresenta na forma de microcalcificações, como se fossem micro “pózinhos” de calcificações na sua mama.
Essas microcalcificações não são palpáveis e não são sentidas no autoexame das mamas.
Por isso que é tão importante a realização periódica do exame de mamografia.
Qual é meu papel como cidadão consciente na luta contra o câncer de mama?
Todos nós devemos nos informar sobre o Câncer de Mama e estimularmos as mulheres ao nosso redor a realizarem o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos e realizarem o autoexame periodicamente.
Exerça seu papel de pessoa que cuida das mulheres queridas ao seu redor!
Origem do movimento Outubro Rosa
O Outubro Rosa nasceu na década de 90 nos Estados Unidos. Na época, vários estados usaram o mês para promoverem ações sobre a prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama.
As entidades escolheram o mês de Outubro para colorir monumentos de algumas cidades de Rosa, além de distribuir os laços rosas.
Após alguns anos, o Outubro Rosa foi espalhado pelo mundo, colorindo monumentos em todos os lugares, como a Torre Eiffel, Coliseu, Torre de Pisa e até mesmo o Cristo Redentor.No Brasil, o evento chegou em 02 de Outubro de 2002, quando um grupo de mulheres, junto com algumas empresas simpatizantes ao movimento, iluminaram de rosa o Obelisco, do Parque Ibirapuera, em São Paulo, chamando a atenção da mídia e tornando o período no movimento importante que vemos hoje em dia.
O que é Outubro Rosa e qual a sua importância?
O movimento tem como principal causa conscientizar mulheres do mundo todo à se auto examinar, ou realizar exames, buscando identificar qualquer sinal da doença ainda nos primeiros momentos. Isso é muito importante porque, quando descoberto no início, as chances de cura da doença são de até 95%!
É recomendado que as mulheres busquem sempre realizar o autoexame, um procedimento simples que pode ser realizado em casa mesmo, diante de um espelho. Caso identifique qualquer dos sinais abaixo, é aconselhável buscar atendimento de um médico especializado:
- Nódulos mamários fixos, móveis, dolorosos ou não;
- Alterações na pele da mama, como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja;
- Alterações no mamilo;
- Saída de secreção pelos mamilos;
- Nódulos nas axilas;
- Retrações da pele da mama.
“No autoexame em casa ou nos seus exames de rotina, caso seja observado algum desses indícios, é preciso consultar um médico imediatamente. Ele vai pedir uma série de exames para definir um diagnóstico com maior precisão. Não necessariamente esses sintomas significam um câncer, mas é preciso checar.”, aponta um artigo do AC Camargo.
Vale destacar que cerca de 80% dos nódulos encontrados nas mamas tendem a ser benignos.
Não tenho histórico familiar com câncer de mama. Não corro risco?
Na verdade, existe o câncer de mama hereditário e o ocasional. Dessa forma, mesmo mulheres que não tenham histórico familiar com câncer de mama ainda podem ser acometidas pela doença. Por isso o acompanhamento constante é muito importante!
Quando devo fazer a mamografia? Para que serve esse exame?
Mulheres assintomáticas, a partir de 40 anos, devem realizar o exame periodicamente.
Se existir um caso na família em parentes próximas, como mãe, irmãs ou tias, o indicado é realizar o exame a partir dos 35 anos de idade, para prevenção da doença.
O procedimento tem duas finalidades: Detecção precoce de qualquer sintoma da doença e a redução de cirurgias desnecessárias. Testes genéticos para câncer de mama também podem ajudar nesse sentido.
A mamografia é um exame doloroso?
Apesar de ser um exame muito rápido, como as mamas são uma região muito sensível e, para a realização da mamografia, comprime-se as mamas, dependendo da sensibilidade individual, algumas mulheres podem sentir certa dor ou incômodo com a mamografia.
Vale ressaltar que a dor ou o incômodo gerado pelo exame é breve. Seguem algumas dicas para tentar reduzir qualquer dor ou incomodo:
- Não marque a mamografia antes da menstruação, que é quando suas mamas estão mais sensíveis;
- Para aliviar a dor, tome um analgésico antes do exame;
- Informe quem for realizar o procedimento que você pode estar sensível. Ela poderá, assim, tentar tornar o exame menos doloroso ou incomodo para você.
Não encontrei nenhum nódulo em meus auto exames. Tenho que fazer mamografia?
Nos exames laboratoriais (mamografia, ultrassom das mamas, entre outros), é possível encontrar pequenos nódulos, com tamanhos de até 1 milímetro. Isso, 3 anos antes de você poder senti-los em seu autoexame. Tumores pequenos, em estágio inicial, são mais facilmente tratáveis e aumentam as suas chances de cura.
Por isso, a realização de exames de rotina nas mamas é recomendada a partir dos 40 anos ou antes, caso seja indicado pelo seu médico.
Mantenho hábitos saudáveis. Corro riscos?
Hábitos saudáveis, tais como dietas equilibradas e exercícios físicos, podem diminuir o risco de um diagnóstico positivo.
Portanto, é muito importante realizar os exames periodicamente a partir de 40 anos, ou 30 anos, em caso de histórico familiar.
Insisto em repetir que o diagnóstico precoce aumenta suas chances de cura.
Dois pontos sobre o exame que é muito importante trazer para vocês é que o exame é coberto por todos os convênios e também tem atendimento pelo SUS.
Além disso, é um exame muito rápido, que leva menos de uma hora. Então reserve um tempinho na sua agenda e bora se cuidar! 😉Que essa conscientização sobre o Câncer de Mama tanto falada em outubro por toda sociedade, passe a ser uma constante em todos os meses do ano, assim deixando o mundo mais rosa, compartilhando informações verdadeiras e atualizadas, já que a melhor forma de combate é a prevenção.
Além disso, após o diagnóstico, precisamos nos manter conectadas e falar sobre os mais variados assuntos que envolve tratamento e a vida da paciente, criando uma rede de apoio participativa, a qual possamos falar abertamente sobre assuntos diversos como autoestima, saúde mental, sexualidade, medos, duvidas, pois, todos precisamos saber que não estamos só.