Você sabe quando procurar um mastologista? Confira 5 sinais de que está na hora de fazer isso
Há uma série de sintomas nos seios que podem exigir a avaliação de um especialista. Então confira quando procurar um mastologista é indicado
Embora o câncer de mama seja a doença que mais chama a atenção quando se pensa na saúde das mamas, há uma série de outras condições que afetam essa parte do corpo. Logo, uma série de sinais e sintomas podem indicar quando é a hora de procurar um mastologista, médico especialista responsável por tratar problemas nos seios ou áreas relacionadas.
Para atuar como mastologista, o profissional da medicina precisa percorrer uma trajetória que passa pela residência médica em ginecologia e obstetrícia ou em cirurgia geral. Em seguida, ele deve fazer uma especialização em mastologia em uma instituição reconhecida pela Sociedade Brasileira de Mastologia. A partir disso, ele estará apto a identificar e tratar condições na mama, muitas das quais se manifestam por meio dos sintomas abaixo.
1. Dor e sensibilidade nos seios
Embora raramente esteja associada à presença de um tumor, a chamada mastalgia gera preocupação e desconforto nas mulheres que a experimentam. Em muitos casos, esses quadros de dor e de sensibilidade estão associados às flutuações relativas ao ciclo hormonal e passam por conta própria.
Contudo, sempre que a dor for persistente, recorrente ou piorar com o tempo, uma visita ao mastologista é recomendada. Com isso, é possível que o profissional faça uma avaliação clínica, solicite exames para identificar a causa do problema e indique o tratamento adequado, se for o caso.
2. Nódulo palpável
O surgimento de um nódulo na mama também pode ter inúmeras causas. Além disso, é comum que mulheres em diferentes fases da vida percebam esse tipo de alteração nos seios. Ainda assim, é natural que eles gerem ansiedade na paciente, uma vez que um câncer de mama pode ser a explicação para tal formação.
Logo, procurar um mastologista contribui para que o diagnóstico correto seja feito. Tal recomendação é ainda mais importante na presença de outros sintomas (como dor ealteração no aspecto da pele da mama). Além dos tumores, esse problema pode ser explicado por uma série de outras condições, como fibroadenomas e cistos mamários.
Leia também: Como a densidade da mama pode estar ligada ao risco de desenvolver um câncer
3. Secreção nos mamilos
Assim como as dores e os nódulos, a eliminação de algum fluido corporal pelos mamilos gera bastante receio. Do mesmo modo que outros problemas na mama, existem várias causas para esse fenômeno. Elas vão desde alterações hormonais até a presença de um abscesso, passando pelos efeitos colaterais de pílulas anticoncepcionais e a manifestação da doença de Paget.
A visita ao mastologista é recomendada principalmente se a secreção apresentar traços de sangue ou for incolor. Além disso, o sinal de alerta deve ser reforçado se ela estiver acompanhada de outros sintomas, como dor ou alterações em aspectos visuais da mama, por exemplo.
Leia também: O que pode ser pus na mama?
4. Assimetrias na mama
Algum grau de assimetria nas mamas é completamente normal. Nenhuma mulher tem os dois lados do corpo idênticos e isso se estende ao tamanho e ao formato dos seios. Porém, quando a diferença é grande e se torna claramente perceptível, pode haver incômodo estético e psicológico. No mais, ao longo da vida uma série de fatores pode afetar a aparência dos seios.
Em geral, nenhuma intervenção é necessária para corrigir a diferença no tamanho dos seios. Porém, graus acentuados de assimetria podem ser mais bem avaliados pelo mastologista. O profissional pode identificar uma eventual causa da alteração e sugerir métodos adequados para corrigi-las, sempre levando em conta o bem-estar do paciente e os possíveis riscos.
5. Retração ou inversão do mamilo
Outra alteração na aparência da mama que desperta atenção é a retração ou inversão do mamilo. De todo modo, muitas mulheres já nascem com essa característica. Nesses casos geralmente não há com o que se preocupar, a menos que ela dificulte a amamentação.
Por outro lado, a inversão ou retração do mamilo ao longo da vida pode indicar um problema de saúde nessa parte do corpo. Nesses casos, procurar um mastologista é recomendado, em especial se a modificação estiver acompanhada de outros sintomas, como dor, a presença de secreção pelos mamilos ou qualquer outra alteração perceptível na pele das mamas.
Compreender quando procurar um mastologista não só reduz a preocupação e o desconforto gerado com uma série de sintomas, como também pode garantir um melhor suporte para a resolução do problema. Em todo caso, depois dos 40 anos (ou antes, conforme histórico familiar ou fatores de risco) não é preciso esperar nenhum sinal do tipo para procurar ajuda especializada. Ações de rastreamento ajudam no diagnóstico precoce de diversas condições, em especial do câncer de mama.
Por falar em prevenção do câncer de mama, entenda se o chamado autoexame substitui a mamografia.